Nepal
Um paraíso para os trekkers, o Nepal combina vistas do Himalaia, templos dourados, charmosas vilas montanhosas e observação da vida selvagem na selva para oferecer um dos melhores destinos de viagem do mundo.
Montanhas Altas
O Himalaia do Nepal é o objetivo final para os amantes da montanha. Algumas das caminhadas mais icônicas e acessíveis do Himalaia são oferecidas aqui, com trilhas escarpadas para o Everest, Annapurnas e além. Em nenhum outro lugar você pode caminhar por dias em incríveis paisagens montanhosas, com a certeza de que uma refeição quente, uma pousada aconchegante e uma fatia quente de torta de maçã esperam por você no final do dia.
Depois, há a adrenalina de fazer rafting em um rio nepalês ou pular de bungee jump em um desfiladeiro do Himalaia. Canyoning, escalada, caiaque, parapente e mountain bike oferecem uma corrida contra o pano de fundo de algumas das paisagens mais dramáticas do mundo.

Cidades medievais e locais sagrados
Outros viajantes preferem ver o Nepal em um ritmo mais refinado, admirando os picos com um gim-tônica ao pôr do sol de um ponto de vista do Himalaia, passeando pelas praças medievais de Katmandu, Patan e Bhaktapur e juntando-se aos peregrinos budistas tibetanos em um passeio espiritual ao longo dos séculos -stupas e mosteiros antigos. Mesmo após o terremoto de 2015, o Nepal continua sendo a potência cultural do Himalaia; o Vale de Kathmandu, em particular, oferece uma coleção incomparável de palácios de classe mundial, santuários escondidos nas ruelas e arte sublime do templo. O Nepal também é um ótimo lugar para aprender sobre tudo, desde o budismo tibetano até como fazer os melhores momos (bolinhos).

Nirvana de viagem
Existem poucos países no mundo que estão tão bem preparados para viagens independentes quanto o Nepal. Vagando pelas lojas de trekking, padarias e pizzarias de Thamel e Pokhara, é fácil sentir que de alguma forma você desembarcou em uma espécie de Disneylândia para mochileiros. No campo, encontra-se um Nepal bem diferente, onde a vida tradicional nas montanhas continua em um ritmo mais lento e um milhão de aventuras em potencial brilham nos horizontes das montanhas. O maior problema que você pode enfrentar no Nepal é como encaixar tudo, que é uma das razões pelas quais muitas pessoas voltam aqui repetidamente.
Aventuras na selva
Ao sul das montanhas do Nepal encontra-se algo completamente diferente: uma cadeia de parques nacionais selvagens e lanosos, onde os amantes da natureza examinam as copas das árvores subtropicais em busca de espécies de pássaros exóticos e vasculham as selvas em busca de rinocerontes, tigres e crocodilos. Escolha entre um luxuoso alojamento de safári no centro de Chitwan ou explore em uma viagem mais selvagem para a remota Bardia ou Koshi Tappu, parando no caminho para visitar o local de nascimento de Buda nas planícies fumegantes perto de Lumbini. Quer você cruze o país de mountain bike, moto, jangada ou ônibus turístico, o Nepal oferece uma variedade surpreendentemente diversificada de atrações e paisagens.

Descobrindo a cultura cosmopolita de Katmandu
Katmandu tem sido uma parada essencial no circuito ao ar livre, mas esta enigmática capital também é um foco de cultura, culinária e criatividade. De templos atemporais e sabores de comida do mundo a butiques chiques em antigos palácios, Kathmandu o manterá encantado, mesmo que não esteja planejando uma caminhada.
A capital nepalesa tem profundezas escondidas que justificam um passeio longo e tranquilo. A maioria dos visitantes começa com a história e o patrimônio de Katmandu, mas aqueles que exploram além de suas estupas e estátuas cativantes serão ricamente recompensados. Com uma população diversificada de 1 milhão de almas e um influxo anual de caminhantes que viajam pelo mundo, a cena gastronômica é estelar – se há uma culinária que você não encontra em Katmandu, você não procurou o suficiente.
Depois, há as artes – e não, não queremos dizer os shows de dança realizados nos restaurantes temáticos nepaleses de Katmandu. Olhe um pouco mais e você encontrará shows de música, teatro, cinema e artes plásticas apresentando os talentos surpreendentes de artistas, artesãos e performers nepaleses contemporâneos.

Encontrando a história em Katmandu
Todo mundo conhece a Durbar Square repleta de templos , o coração cerimonial da antiga Katmandu, onde templos e palácios centenários estão sendo lentamente restaurados à sua glória medieval após o devastador terremoto de 2015. As sublimes estupas budistas de Boudhanath e Swayambhunath são quase tão famosas , lotado por uma maré constante de turistas e devotos.
Mas a história em Katmandu não é uma exposição de museu mofado, é uma coisa viva. Você sentirá sua pulsação ao se espremer pelos bazares lotados de Asan Tole e Indra Chowk , ou mergulhar nos bahals (pátios) de rua onde os moradores praticam indústrias caseiras, cercados por estátuas e esculturas que seriam trancadas em um museu em qualquer lugar mais no mundo.

Paradas essenciais para sentir a antiga Katmandu incluem Itum Bahal , um pátio de mosteiro medieval que proporciona um repentino refúgio de calma após as frenéticas cenas de rua do lado de fora, e a Kathesimbhu Stupa , uma versão reduzida da grande estupa em Swayambhunath, em um praça cravejada de estupas alcançada através de um bazar de “lojas de Buda” que vendem bandeiras de oração e outros itens essenciais budistas.

Comendo o seu caminho ao redor do mundo em Katmandu
Não é exagero dizer que você terá algumas das refeições mais memoráveis da sua vida em Katmandu. Por um lado, se você estiver fazendo caminhadas e consumindo apenas o nutritivo, mas sólido dal bhat (lentilhas e arroz), ficará faminto!
E as ofertas de comida de Katmandu abrangem todo o mundo. Gosta de comida tailandesa fina? Visite Yin Yang , onde os chefs fritam sabores tailandeses incrivelmente autênticos há gerações. Francês fino é mais sua coisa? Não há problema, o Chez Caroline no complexo Baber Mahal Revisited pode preparar uma salada Roquefort ou crepe Suzette sob demanda.
Para pizzas, não há outra escolha senão Fire & Ice , mas chegue cedo para pegar uma mesa, pois as pizzas de massa fina ao estilo romano aqui são merecidamente populares. E uma parada de schnitzel e Sachertorte no café do ornamentado Garden of Dreams o transportará para Viena em um cenário que lembra os grandes jardins da Europa.

Cozinhas menos familiares também podem ser vistas. Hankook Sarang pode preparar um saboroso prato de bulgogi (carne assada, marinada em suco de pêra) ou bibimbap (arroz, carne, ovo e vegetais, cozido em uma tigela de pedra quente). Do outro lado do rio em Pulchowk, nos arredores de Patan, o Sing Ma Food Court não esconde nada com seu caril rendang de carne com sabor completo.
Veganos e vegetarianos são bem servidos. Houmous israelense , fatoush , queijo labneh e outras guloseimas vegetarianas fazem um passeio no Or2k , enquanto o Forest & Plate faz maravilhas com quinoa, couve e outros ingredientes saudáveis e saudáveis.
A comida indiana, surpreendentemente, pode ser um sucesso ou um fracasso em Katmandu, mas o Third Eye em Thamel obtém os sabores certos, embora você possa ter que pedir à cozinha para aumentar o chili para níveis apropriados (geralmente é reduzido para turistas). Para comida nepalesa, pule os restaurantes com temas turísticos e siga os moradores até o Yangling Restaurant, de gerência familiar, onde os momos têm gosto de terem sido feitos pela vovó e cheios de amor.
