Os melhores lugares em 2022

Eslovênia

Eslovênia

Um paraíso terrestre de picos nevados, rios verde-turquesa e litoral em estilo veneziano, a Eslovênia enriquece seus tesouros naturais com arquitetura harmoniosa, cultura rústica encantadora e culinária sofisticada.

Beleza de cair o queixo

Dos picos altos dos Alpes Julianos e da magia subterrânea das cavernas de Postojna e Škocjan, aos lagos e rios verde-esmeralda cintilantes e ao litoral curto, mas doce ao longo do Mar Adriático, a pequena Eslovênia realmente tem tudo. Uma incrível mistura de climas traz brisas quentes do Mediterrâneo até o sopé dos Alpes, onde pode nevar mesmo no verão. E com mais da metade de sua superfície total ainda coberta por florestas, a Eslovênia faz mais do que simplesmente afirmar que é 'verde', é realmente um dos países mais verdes do planeta.

Atividades ao ar livre

A Eslovênia é antes de tudo um destino ao ar livre. A população local é a favor de férias activas, e você será convidado – até mesmo esperado – a participar. A lista de atividades oferecidas é interminável, com as atividades mais populares sendo esqui, caminhadas e caminhadas nas montanhas e, cada vez mais, ciclismo. Rios rápidos como o Soča clamam por rafting e há amplas chances de experimentar mais atividades de nicho, como passeios a cavalo, balonismo, espeleologia e canyoning. Se tudo isso soa um pouco demais, você sempre pode acampar para a costa e tomar sol no Adriático.

Tesouros arquitetônicos e culturais

Você pode ser perdoado por pensar que qualquer coisa de beleza nestas terras verdes é, bem, tudo natural. Mas não é necessariamente assim. Onde o homem se intromete muitas vezes tem bons resultados, como no Lago Bled, onde uma pequena capela barroca em uma ilha pitoresca e um castelo dramático pairando acima completam um todo harmonioso. A arquitetura é maravilhosamente variada: desde as cidades portuárias venezianas da costa e as rústicas casas de fazenda em estilo húngaro de Prekmurje até as igrejas góticas dos Alpes Julianos e os esplendores art nouveau de Ljubljana. Os museus são ricos e a cultura vibrante.

Uma questão de gosto

A cozinha eslovena empresta um pouco de cada um dos seus vizinhos – Itália, Áustria, Hungria e Balcãs – sintetizando e reinventando pratos que surgem ao mesmo tempo familiares e únicos. Os eslovenos têm uma obsessão por usar apenas ingredientes frescos e de origem local. O resultado é um destino gastronômico fantástico, onde você experimentará pratos em combinações incomuns, com itens como deliciosos bolinhos de massa de batata, cebolinha e bacon, saladas regadas com óleo de semente de abóbora e nozes e gibanica de várias camadas, uma sobremesa extremamente decadente. O vinho esloveno é uma força desconhecida, e brancos e tintos regionais combinam bem com especialidades locais.

Se as credenciais do país ainda estiverem em questão, essas caminhadas clássicas de longa distância vão acabar com o assunto. Eles combinam os pontos fortes da Eslovênia: comunidades unidas, cozinha simples e estelar (a Eslovênia foi a região gastronômica da Europa em 2021 ) e sua paixão pelo turismo responsável. Embora haja ótimos trekkings durante todo o ano aqui, junho a outubro são os meses de pico quando o clima é mais estável e você pode contar com cabanas de montanha abertas.

Onde ficar em sua caminhada: cabanas de montanha da Eslovênia

Para muitos, a parte de planejamento de uma expedição de trekking ou montanhismo pode ser mais assustadora do que o passeio em si. Na Eslovênia, essa tarefa é facilitada com um sistema bem desenvolvido de cabanas de montanha que atendem a muitas das rotas incluídas aqui. Como é o caso de qualquer caminhada, a regra geral é reservar com antecedência quando possível. A maioria das pousadas tem sites, endereços de e-mail e números de telefone. Acampar, deve-se notar, não é permitido fora dos acampamentos designados. Esteja ciente de que muitos alojamentos e cabanas fecham do final de outubro a maio. Planeje sua viagem de junho a outubro . Para excursões mais extremas: Nas terras altas da Eslovênia, além de cabanas de montanha, há uma rede bastante extensa de acampamentos de montanha(abrigos), aqui chamados de bivaks. Algumas cabanas de montanha também têm salas de inverno autônomas que estão abertas durante todo o ano.

Comer bem em sua caminhada é fácil

Os eslovenos – nas montanhas e em outros lugares – comem bem e localmente. Enchidos, queijos, goulash, caça e legumes caseiros são típicos. Muitas das acomodações e cabanas servem comida para os hóspedes tanto no jantar quanto no café da manhã. Ao longo da trilha, deve-se sentir seguro ao passar pelas cidades para estocar o almoço e as rações no meio da caminhada.

O que você leva na mala é importante, especialmente porque as trilhas ficam mais desafiadoras

Na Eslovênia, é fortemente recomendado o transporte de capacetes e equipamentos via ferrata – especialmente em caminhadas acima de 2.000 metros de altitude. A Associação Alpina da Eslovênia compartilha uma lista de verificação de dicas de segurança , equipamentos e dicas para caminhadas. “Tudo depende da época do ano em que você está caminhando, mas é melhor ter o equipamento que você pode precisar com você”, diz Matija Klanjšček, um instrutor de alpinismo esloveno que trabalha com a Visit GoodPlace , uma operadora de turismo de aventura com sede em Ljubljana. “Geralmente mantenho um capacete comigo e fico de olho na dificuldade da trilha. Rotas fáceis, moderadas e difíceis são representadas nos mapas como linhas cheias, tracejadas e pontilhadas, respectivamente.”

Viagem de carro dos Alpes ao Adriático

O outono é a melhor época para esta jornada eslovena de grandes sucessos a partir de Bovec , no rio turquesa Soča, alojado nos Alpes Julianos . A estrada então atravessa o coração do Parque Nacional de Triglav até a passagem de 5.285 pés Vršič , com 50 curvas fechadas serpenteando até Kranjska Gora, o famoso local de esqui da Copa do Mundo do país. Os ícones mais reconhecíveis aguardam: o lago tectônico e glacial Bled e o lago Bohinj . Troque o globo de neve por uma taça de vinho enquanto atravessa os vinhedos de Goriška Brda , que se fundem com a região de Karst repleta de cavernas para levá-lo – quase um esloveno agora – a Koper , na costa do Adriático.

Considere comprar um cartão Julian Alps para descontos em passeios, ônibus, bicicletas e excursões de barco. Na cidade de Bohinjska Bistrica, perto do Lago Bohinj, carregue seu carro em um trem que atravessa os Alpes. Ambas as opções sustentáveis ​​ajudam a eliminar o tráfego nesse ecossistema sensível e permitem que os motoristas economizem combustível, relaxem e observem a paisagem.