Os melhores lugares em 2022

Belize

Belize

Belize é onde as vibrações descontraídas e a aventura se combinam. Possui a segunda maior barreira de corais do mundo, relíquias de seu passado maia e experiências de vida selvagem que vão desde a observação de pássaros até a observação de onças-pintadas. Esta nação pode ser pequena, mas é o lugar para relaxar e aventurar-se em igual medida.

Enquanto isso, a diversificada herança cultural do país significa que há uma culinária deliciosa e atividades divertidas a serem descobertas. Os hotéis boutique predominantemente são sua porta de entrada para a joia da coroa da América Central, seja a ilha particular ou a atmosfera de pousada ecológica que você procura. Aqui estão 23 atividades imperdíveis para quem visita Belize, para turistas aventureiros e descontraídos.

Recifes e ilhotas

A Barreira de Corais de Belize é a segunda maior do mundo, depois da Austrália, e com mais de 100 tipos de corais e cerca de 500 espécies de peixes tropicais, é puro paraíso para mergulhadores e praticantes de snorkel. Nadando em mares translúcidos, mergulhadores são tratados com um caleidoscópio de corais, peixes, tubarões-baleia e tartarugas, enquanto os mergulhadores vão mais fundo, investigando cavernas e paredes submarinas e o mundialmente famoso Blue Hole.

Acrescente a esta vida insular nas ilhotas arenosas, onde você pode passar seus dias andando de caiaque, windsurf, stand-up paddle, nadando, pescando ou descansando em uma rede, e você terá férias tropicais perfeitas.

Na selva

No interior, uma vasta rede (para os padrões belizenhos) de parques nacionais, santuários de vida selvagem e áreas protegidas oferece um refúgio seguro para a vida selvagem, que vai desde os desfiles industriosos de formigas cortadeiras a antas, macacos bugios barulhentos ou a onça tímida. Observadores apontam seus binóculos para cerca de 570 espécies, que empoleiram-se ao longo dos rios e lagoas e na floresta de folhas largas. Os visitantes atentos que reservam um tempo para caminhar podem facilmente avistar macacos-aranha, queixadas, quatimundis, gibnuts e iguanas verdes. Até o vistoso tucano-de-bico-de-quilha – a ave nacional de Belize – ocasionalmente aparece em público.

Na terra dos maias

Belize é o lar de uma das civilizações mais misteriosas do mundo – os antigos maias. O distrito de Cayo e o sul profundo de Toledo são salpicados de sítios arqueológicos que datam do apogeu maia (250-1000 CE), onde enormes degraus levam ao topo de altos templos de pedra, muitas vezes produzindo vistas de 360 ​​graus da selva. Explore túmulos escavados e examine hieróglifos intrincados ou desça em cavernas naturais para ver onde os reis maias realizavam rituais e faziam sacrifícios a seus deuses do submundo. No sul, você pode apreciar a cultura de hoje hospedando-se em pousadas de vilarejos e aprendendo a arte de fazer chocolate.

Explore as ruínas maias

Belize já foi o centro do império maia, com a mítica entrada para o submundo, Xibalba, supostamente no país. Embora a cultura maia ainda exista em Belize hoje, as ruínas rochosas do passado são locais incríveis para explorar a história maia.

As ruínas são encontradas em todo o país, desde o acessível Altun Ha e Lamanai até o mais remoto Caracol em Cayo, que continua sendo a estrutura artificial mais alta de Belize. Cada local tem uma história única para contar sobre a história e a cultura maia, além de vistas deslumbrantes e oportunidades para fotos. Outras ruínas populares incluem Xunantunich, Cahal Pech e Lubaantun.

Ação e aventura

Esteja você mergulhando no Blue Hole, praticando tirolesa pela copa da selva, descendo de rapel em cachoeiras ou rastejando por antigos sistemas de cavernas, Belize é uma aventura genuína. Dirija-se ao distrito de Cayo, onde você pode passear de tubo ou de canoa por sistemas de rios subterrâneos escuros ou espeleologia hard-core na renomada caverna Actun Tunichil Muknal. A tirolesa é praticamente uma forma de arte em Cayo e no sul de Belize, onde você pode navegar pela selva em meia dúzia de locais. Os passeios a cavalo são bem organizados e as caminhadas são excelentes em parques nacionais, como Mayflower Bocawina National Park, Cockscomb Basin Wildlife Sanctuary, Shipstern Nature Reserve e Río Bravo.

Mergulhe no Monumento Natural Blue Hole

Os entusiastas de águas profundas sabem que Belize é um destino de mergulho popular em geral, mas o famoso Great Blue Hole pode ser o local de mergulho mais emocionante de todos. Empoleirado no centro do Lighthouse Atoll, na Barreira de Corais de Belize, este buraco subaquático perfeitamente redondo oferece um abismo escuro no qual os mergulhadores podem explorar um ecossistema único, com corais, peixes tropicais e misteriosas estalactites de até 400 pés de profundidade.

Mergulhar aqui também é uma aventura emocionante, pois a parede do buraco é rica em vida.

Festa em Caye Caulker

Uma vibe caribenha fria está concentrada em Caye Caulker , onde mochileiros e viajantes mais jovens, em particular, gostam de se reunir, andando pela ilha empoeirada a pé ou de bicicleta. A praia de Split é a principal atração, graças às suas águas livres de algas.

Bebidas, músicas e uma varanda no segundo andar com vistas deslumbrantes atraem multidões para o Lazy Lizard . Vários bares mantêm os bons momentos rolando noite adentro, e restaurantes como o Pasta Per Caso garantem que visitantes e moradores locais sejam bem alimentados.

Melhor época para aventuras econômicas

As multidões diminuem em ambos os lados dos meses de pico seco, mas a maioria das atrações de Belize permanece aberta, e os hotéis oferecem preços acessíveis. As temperaturas permanecem quentes em novembro e maio, há muitos dias secos e você não terá que compartilhar os templos, praias e selvas com uma multidão.

Chegar em novembro também significa que você pode participar da festa do Dia do Assentamento Garífuna , celebrando a cultura do povo garífuna – descendentes de africanos escravizados fugidos e povos indígenas caribes, que foram despejados para a América Central de São Vicente e Granadinas .

Maio é uma ótima época para mergulhar em Belize, com boas chances de encontros com tubarões-baleia, que se reúnem para se deliciar com os ovos liberados por pargos reprodutores na Reserva Marinha Gladden Spit & Silk Cayes.

Embora os tubarões-baleia não sejam vistos há vários anos, há esperança de que eles retornem em breve. O festival do chocolate em Toledo e o festival do caju em Crooked Tree Village são bons motivos para fazer um desvio para o interior.