Sim, o frango frito americano é incrível. Mas, você já experimentou frango frito coreano? Se não, você definitivamente está perdendo.
Um alimento básico moderno no país, esta versão de frango frito é magra, mas suculenta, crocante e crocante. Também embala perfeitamente doce, azedo e picante em cada mordida.
O frango frito coreano é tão bom que ficamos tentados a dizer que é o melhor frango frito. Sempre.
Como o frango frito se tornou grande na Coreia
Os coreanos comem frango frito há séculos, mas a versão moderna do prato foi de fato influenciada pela cultura americana. Após a guerra da Coréia, os soldados americanos inevitavelmente trouxeram algumas receitas de comida ocidental para o país. O prato começou a aparecer em barracas de comida de rua e casas.
No final da década de 1970, foi inaugurada a primeira franquia de frango frito do país, a Lims Chicken. Sua popularidade instantânea levou a uma explosão de novos restaurantes especializados no prato.
Com o passar das gerações, a receita rompeu com a versão americana para se tornar uma coisa própria.
Tornando-se um “Staple” culinário
Várias gerações já cresceram desfrutando de frango frito em ocasiões especiais, dias chuvosos ou noites divertidas.
A febre da galinha atingiu seu pico nos anos 2000. Em 2013, o país tinha cerca de 20.000 restaurantes servindo frango frito coreano. Na última década, esse número só cresceu.
Na língua coreana, o prato é chamado de “chikin”, uma versão Konglish (coreano mais inglês) da palavra inglesa. Chikin refere-se especificamente ao prato frito, diferenciando-o de todos os outros tipos de frango, ou “takk”.
O que torna o frango frito coreano diferente
Frango frito coreano muito diferente da versão americana, pois reflete atitudes gerais em relação à comida.
Por exemplo, a pele geralmente é despojada de sua gordura natural o máximo possível. Isso o torna mais fino do que a pele grossa preferida nos EUA. Não se preocupe, isso não diminui sua crocância, já que normalmente é frito duas vezes.
Sem os hormônios das galinhas americanas, os pedaços que você obtém são menores, mas também são cozidos de maneira mais uniforme. A carne também é fresca e não congelada, mesmo em barracas de comida de rua. As asas de frango resultantes têm uma crocância perfeita com uma sutileza que reflete a natureza delicada e complexa da gastronomia coreana.
Tipos de frango frito coreano
Após o cozimento, cada peça é revestida à mão em molhos e temperada. Duas das variações mais populares são o frango yangnyeom, feito com o famoso molho de pimenta gochujang doce e picante; e frango com mel, que é marrom dourado e vitrificado com molho de soja e mel.
Não consegue decidir qual soa melhor? Você não precisa escolher. É muito comum obter uma caixa meio a meio com duas versões diferentes.
Como acompanhamento, geralmente você recebe um prato de rabanete em cubos que ajuda a cortar a gordura e o tempero, enquanto limpa o paladar.
Um par perfeito
Mas para realmente comer frango frito como um coreano, peça cerveja ao lado. Considere um prato distinto, o emparelhamento é chamado de “chimek”, uma combinação de “chikin” e “mekchu” (cerveja), e é tão popular no país quanto biscoitos e leite ou vinho e queijo.
Leve-o para outro nível com somek, feito misturando soju e cerveja.