Viaje pelo Brasil

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é o principal destino de trekking na Bahia. São muitas grutas, cachoeiras, platôs, serras e vales com paisagens espetaculares.

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia e reúne diversas opções de lazer em meio à natureza exuberante com várias espécies de fauna e flora e paisagens naturais.

São grutas, desfiladeiros, cavernas, canyons, cachoeiras e rios. O Parque Nacional da Chapada Diamantina é formado por vários municípios e dentre os mais conhecidos estão Lençóis, Andaraí, Palmeiras e Mucugê, além de simpáticos vilarejos onde se concentram as inúmeras belezas naturais e os pontos turísticos da Chapada Diamantina Bahia.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina está localizado no centro do estado da Bahia e é composto por uma cadeia de montanhas chamada Serra do Sincorá. Criado em 1985 e um dos lugares mais lindos e emblemáticos do nosso país com paisagens deslumbrantes, cercados por cânions, grutas, vales, rios, lagos e cachoeiras.

esquerda-direita

A vegetação presente na Chapada Diamantina é deslumbrante e permite ao visitante se aventurar por toda a região. O destino é perfeito para quem gosta de aventuras. São espécies da caatinga semiárida em meio a montanhas, onde o turista pode desbravar grutas, conhecer antigas trilhas de garimpeiros, se banhar nas enormes cachoeiras do Parque e ainda respirar um verdadeiro ar puro das montanhas.

Dentre as principais atrações turísticas da Chapada Diamantina estão a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre, o Poço Encantado e o Morro do Pai Inácio. A Cachoeira da Fumaça é uma das mais famosas do Brasil e o ponto de partida para chegar à cachoeira é o Vale do Capão através de uma trilha de sete quilômetros. Já o Poço Encantado fica na cidade de Itaitê e está entre um dos pontos turísticos mais procurados da Chapada.

O período indicado para visitar o poço é entre abril e setembro quando acontece o fenômeno que deixa a água com um azul lindíssimo. O Morro do Pai Inácio possui uma trilha de 400 metros ligando o asfalto ao topo do morro. Do pico, situado a 1.150 metros acima do nível do mar, é possível ver as serras do Sincorá, da Bacia e da Chapadinha. O acesso ao Morro do Pai Inácio está a aproximadamente 30 km do centro da cidade de Lençóis e para chegar até o pico é precisa caminhar por cerca de cinco horas.

Descubra mais destinos ecológicos