Destinos Ecológicos – Brasil

O Brasil é um país rico em diversidade ecológica e beleza. Com cinco regiões climáticas diferentes dentro das fronteiras do país, o turista ecológico encontrará vários ecossistemas com uma grande variedade de flora e fauna para observar e descobrir. Da mundialmente famosa floresta amazônica aos pântanos do Pantanal e outros destinos intocados, os turistas encontrarão muitas opções de acomodação diferentes: hotéis, pousadas na selva, fazendas, barcos, chalés ou até mesmo uma barraca no coração da selva. Viver em confins tão próximos permitirá que você testemunhe as atividades cotidianas da vida selvagem brasileira em seu habitat natural e experimente a culinária tradicional das diferentes regiões. Experimente o verdadeiro Brasil e desfrute de uma aventura verdadeiramente única!

Bonito, Mato Grosso do Sul

A cidade de Bonito é considerada a capital do turismo ecológico no Brasil. Localizada a cerca de 260 km da capital Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, o município é referência nacional e mundial no setor de ecoturismo.

Com uma rica variedade de fauna e flora, a região preserva nascentes de águas cristalinas, fazendas com vegetação a perder de vista e vasta criação de gado, belas cachoeiras, grutas e cavernas com visitação interna e piscina natural. Além disso, é o destino ideal para a prática de esportes radicais como rafting, canoagem e mergulho.

A região oferece muitas atrações aos visitantes, além de proporcionar passeios pelas trilhas em meio à mata e às fazendas, canionismo, visita à Gruta da Lagoa Azul, mergulho na Lagoa Misteriosa, passeio até a Cachoeira da Boca da Onça, flutuação nas águas transparentes do Rio da Prata, no Rio Sucuri, entre outras atividades.

Além da grande variedade de atrações ecológicas, a cidade de Bonito conta com uma infraestrutura turística bem desenvolvida, fornecendo aos turistas todo o apoio e o conforto necessários durante a estadia.

Fernando de Noronha, Pernambuco

O arquipélago de Fernando de Noronha, rodeado pelo Oceano Atlântico, é um dos destinos de turismo ecológico mais desejados pelos turistas do mundo todo. Não é à toa que o conjunto de ilhas e ilhotas é considerado Patrimônio Natural da UNESCO.

Entre as grandes atrações está o complexo rochoso conhecido como Dois Irmãos, a Baía do Sancho, a Baía dos Porcos e a Praia do Leão. Além disso, a variedade no ecossistema é muito rica e variada, com golfinhos, tartarugas marinhas gigantes e até tubarões de diversas espécies.

Entre as grandes atrações ecológicas estão as inúmeras trilhas que levam às belíssimas praias, a prática de surf, mergulho, assim como passeios de buggy e de barco. É importante é planejar bem a sua viagem, pois a ilha tem restrições quanto ao número de visitantes.

Brotas, São Paulo

Brotas fica no centro do estado de São Paulo, a cerca de 250 km da capital. A região é banhada pelas águas do rio Jacaré-Pepira. Além disso, a cidade conta com muitos parques e atividades de aventura, como trilhas, rafting, tirolesa e arvorismo.

Brotas é um verdadeiro paraíso ecológico dentro do centro urbano, ideal para um bate-volta no fim de semana ou para curtir um feriado prolongado. O município é um dos destinos de aventura mais pedidos do sudeste do país.

Caravelas, Bahia

Caravelas é um dos destinos mais requisitados pelos praticantes de mergulho. A região abriga o famoso Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, situado a 70 km do litoral baiano, que guarda a maior formação de recifes e corais do Atlântico Sul e várias ilhas formadas por rochas de origem vulcânica.

Além disso, há uma grande quantidade de cardumes e espécies marinhas como tartarugas e as famosas baleias-jubarte nos meses de julho a novembro. Para chegar até a região, é necessário ir até a ilha Siriba e estar acompanhado pelos pesquisadores filiados ao Instituto Chico Mendes.

Aparados da Serra, Santa Catarina

As formações rochosas exuberantes são os principais atrativos de Aparados da Serra, em Santa Catarina. Os cânions e abismos verticais chegam a 1.000 metros de altura. O destaque é o Itaimbezinho, considerado um dos maiores das Américas.

As cachoeiras também são atrações à parte desse destino, como o Véu da Noiva e Andorinha. Trata-se de um excelente roteiro para os esportes de aventura e radicais, com paisagens magníficas e águas cristalinas.

O melhor acesso para Aparados da Serra é por Praia Grande, em Santa Catarina. Você pode optar também pelo caminho que sai de Cambará do Sul, já no Rio Grande do Sul.

Itacaré, Bahia

Situada no sul da Bahia, Itacaré fica pertinho de Ilhéus e é um paraíso para quem curte surf, trekking, forró, passeios em dunas, além de cascading em várias cachoeiras. Sendo um verdadeiro refúgio natural, o vilarejo é coberto pela Mata Atlântica e deixa os visitantes boquiabertos com suas belezas naturais.

Suas praias são paradisíacas, sendo as principais Jeribucaçu, Itacarezinho, Engenhoca e Havaizinho. Há boas pousadas e o povo é muito acolhedor, o que torna Itacaré um excelente destino para contemplar o turismo ecológico no Brasil. Outro ponto favorável é que há opção de chegar pelo aeroporto de Ilhéus, que fica a apenas 70 km.

Pantanal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Trilhas e travessias para observação de animais silvestres, além da pesca, são alguns dos principais atrativos do Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.

Em uma área de 135 mil hectares, o local abriga uma vegetação bem diversificada que varia entre a amazônica, cerrado e charco, tendo como entrada a cidade de Poconé, a 102 km de Cuiabá.

O Pantanal é a terra dos tuiuiús, das capivaras, dos cervos e das onças-pintadas, e isso sem falar na riqueza da flora. Outro atrativo é a pesca esportiva em razão de várias espécies existentes nos rios, como pintado, dourado, pacu, entre outros.

Para você ter uma ideia da grandiosidade da fauna existente dentro do parque, há catalogadas 263 espécies de peixes, 41 de anfíbios, 113 répteis, 463 aves e 132 mamíferos.

Portanto, trata-se de um roteiro de turismo ecológico no Brasil muito valorizado e que merece a sua visita. Há vários barcos-hotéis e o clima é propício para a observação de pássaros, principalmente de abril a setembro, quando ocorre o período da seca.

Ilha Grande, Rio de Janeiro

Ilha Grande é uma reserva ambiental com inúmeras praias, cachoeiras, rios e diversos locais para visitação. É o palco ideal para amantes do mergulho e do trekking.

É até mesmo possível ver jacarés no mangue na praia de Palmas. O núcleo fica em Abraão, onde estão concentradas as principais pousadas; mas se você gosta de acampar, pode escolher outros destinos espalhados pela ilha em uma hospedagem mais rústica.

A ilha fica em Angra dos Reis, a 3 horas do Rio de Janeiro, mas também pode ser acessada por Mangaratiba. Carros não chegam ao local. Em Ilha Grande, há 11 opções de trilhas com diferentes níveis de dificuldade.

Você pode optar pelos passeios de barco. Entre as praias, destacamos a Aventureiro, Lopes Mendes, Abraão e Palmas. Trata-se de uma viagem inesquecível que ficará marcada em sua memória como uma das mais lindas. Não é à toa que o destino atrai tantos visitantes de outros países.

Ibitipoca, Minas Gerais

Situada no município de Nova Lima, Conceição de Ibitipoca é um vilarejo super aconchegante e com passeios que estão totalmente sintonizados com o turismo ecológico no Brasil.

No Parque Estadual, rodeado pela serra da Mantiqueira, os visitantes podem desfrutar de trekking com vários destinos lindos. Há cachoeiras, lagos, grutas e visuais maravilhosos. Entre os atrativos estão a Sete Quedas, a Janela do Céu, o Pico e Gruta da Água Santa, sem falar nas igrejinhas e vilinhas.

A culinária é de encher os olhos, como em toda cidade mineira, e a noite é regada a blues em um clima de interior que vai fazer você se apaixonar. Só não se esqueça de sempre utilizar equipamentos apropriados em seus passeios, assim como de se proteger do sol!

O turismo ecológico no Brasil vem ganhando cada vez mais popularidade. Nosso país é muito rico e privilegiado por abrigar em seu território tantas belezas e paisagens naturais de norte a sul.

Viu como não faltam opções para os seus passeios quando o assunto é turismo ecológico no Brasil? E que tal conhecer destinos na África? Conheça 4 roteiros que vão conquistar você!

Chapada Diamantina, Bahia

Considerado um dos destinos de ecoturismo mais exuberantes de todo o país, a Chapada Diamantina, que fica localizada no estado da Bahia, reúne uma quantidade surpreendente de atrações naturais – são tantas delas, inclusive, que é praticamente impossível explorar tudo que a região tem a oferecer, distribuídos em seus 70 mil quilômetros quadrados, em menos de um mês inteiro. Aliás, justamente por isso, é importante que você procure uma agência de ecoturismo antes da sua viagem para a Chapada Diamantina de maneira a poder conhecer os principais e melhores atrativos e otimizar seu tempo no destino.

Nesta incrível chapada, você encontrará as mais variadas e espetaculares paisagens que vão desde as mais altas cachoeiras do país (como a Cachoeira da Fumaça, segunda maior do Brasil com quase 400 metros de altura), enormes desfiladeiros e montanhas, cavernas e grutas, e poços de águas extremamente cristalinas (destaques para os poços Encantado e Azul), até sítios arqueológicos com pinturas rupestres e seu próprio pantanal semiárido. Para chegar até lá, o acesso mais fácil é a partir do município de Lençóis, considerado a “capital” da Chapada e também sua principal porta de entrada.

Chapada dos Veadeiros, Goiás

Outra Chapada brasileira repleta de exuberância e inúmeros atrativos naturais é a Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, que conta com cachoeiras e piscinas cristalinas (como a deslumbrante Santa Bárbara), cânions, formações rochosas de mais de um bilhão de anos (o Vale da Lua) e uma riquíssima e diversificada flora e fauna.

No entanto, não é só sua maravilhosa natureza que deu fama à região – ela também é muito conhecida por seu esoterismo, pois além de abrigar cristais de quartzo e pinturas rupestres, o destino está situado na mesma latitude de Machu Picchu e, por estes e vários outros motivos, é considerado uma fonte de fortificação e curas espirituais para os místicos, espiritualistas, hippies, naturalistas, entre outros. Nesta chapada, o acesso é bem mais fácil e simples do que em outras chapadas no Brasil – para chegar à principal porta de entrada, que fica no município de Alto Paraíso, são apenas 200 quilômetros de Brasília.

Lençóis Maranhenses, Maranhão

Os Lençóis Maranhenses, no Maranhão, possui um cenário já muito clássico e reconhecido, com suas altas dunas emoldurando imensas lagoas cristalinas, mas as paisagens que podem ser encontradas nessa região vão muito além desse famoso cartão-postal. Inclusive, o destino abriga um dos mais originais ecossistemas do Brasil, composto por mangues, restingas, praias, rios, flora e fauna de três diferentes biomas brasileiros (da Amazônia, de Cerrado e da Caatinga) e muito mais – mas, é claro, os grandes destaques ainda são suas dunas de areias brancas que chegam até 40 metros de altura e as lagoas de águas doces e cristalinas, cujos tons podem variar do verde-esmeralda ao azul-turquesa (como a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita).

Para chegar até lá, o acesso é bem simples – a partir de São Luís, capital do estado do Maranhão, basta ir a Barreirinhas ou Santo Amaro, que são as duas principais entradas para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Jalapão, Tocantins

Um verdadeiro oásis localizado no coração do Brasil, no estado do Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão é outro destino que parece ter sido criado especialmente para o ecoturismo, pois é lar das belezas naturais mais interessantes e espetaculares que nosso país tem a oferecer, incluindo imponentes cachoeiras (como a Cachoeira da Velha), os fenômenos que são os fervedouros (destaques para o Buritizinho e da Bela Vista) e as curiosas formações rochosas que datam há milhões de anos (como a Pedra Furada).

No entanto, para que toda sua exuberante natureza permaneça intacta, o isolamento de sua localização é necessário, o que significa também que o acesso até a região pode ser um tanto complicado, principalmente se feito sozinho sem o auxílio de agências de turismo, pois apesar do Parque do Jalapão ficar apenas a 190 quilômetros da capital do Tocantins, Palmas, é uma área remota e as estradas são precárias.

Praia da Pipa, Rio Grande do Norte

Uma das mais famosas e badaladas praias do estado do Rio Grande do Norte, a Praia da Pipa é geralmente a escolha de jovens nas férias e em épocas de Ano Novo e Carnaval, mas o destino vai muito além disso – ela também oferece muita tranquilidade em um cenário paradisíaco e diferenciado de praias normais com dunas e falésias sedimentares emoldurando altos coqueiros, areias branquinhas e um mar extremamente cristalino, onde é possível praticar mergulho, surf, fazer passeios de barco, de bugue e muito mais. A Praia da Pipa está situada no pequeno município de Tibau do Sul, a apenas 85 quilômetros de distância de Natal, capital do estado, portanto, a melhor opção de acesso é por lá.

O Brasil é um Paraíso do Ecoturismo, com a maior biodiversidade de qualquer país do planeta contida em parques nacionais, além da Floresta Amazônica e o Pantanal. O planeta também presenteou as Cataratas do Iguaçu, as águas cristalinas de Bonito e a vida marinha, como baleias, golfinhos e tartarugas marinhas.