Viaje pelo Brasil

Rio de Janeiro

Se você pensava que o Rio era apenas uma cidade, pense novamente!

Rio de Janeiro

Bem ao lado, o igualmente atraente estado do Rio de Janeiro abriga alguns dos maiores tesouros do Brasil, tudo dentro de uma viagem fácil de uma a quatro horas da Cidade Maravilhosa.

A leste ao longo da costa estão as dunas, lagoas, areias brancas e águas azul-esverdeadas límpidas da Costa do Sol, um playground sempre popular para surfistas, mergulhadores e fugitivos urbanos em busca de sol.

No interior, você encontrará Itatiaia, o parque nacional mais antigo do Brasil, e a espetacular Serra dos Órgãos, cujos picos caprichosamente moldados testam a coragem de alpinistas internacionais e formam o pano de fundo da antiga cidade imperial de Petrópolis.

A oeste fica a Costa Verde, uma linda colcha de retalhos de baías, ilhas, cachoeiras e montanhas cobertas de florestas. Os destaques aqui incluem a arquitetura do século 18 da Paraty colonial e a vasta ilha paradisíaca da Ilha Grande, onde dezenas de trilhas levam a mais de 100 das praias mais isoladas do Brasil.

esquerda-direita

A Tijuca é tudo o que resta da Mata Atlântica que cercou o Rio de Janeiro. Esta reserva de selva tropical de 39 quilômetros quadrados é um verde exuberante, com belas árvores, riachos e cachoeiras, terreno montanhoso e picos altos. Possui um excelente sistema de trilhas bem sinalizado. Os candomblistas (praticantes da religião afro-brasileira do candomblé) deixam oferendas à beira da estrada; as famílias fazem piqueniques; e caminhantes sérios sobem os 1012m até o cume do Pico da Tijuca.

Visto do pico do Pão de Açúcar, o Rio é, sem dúvida, uma Cidade Maravilhosa . Há muitos bons momentos para fazer a subida, mas o pôr do sol em um dia claro é o mais gratificante. Dois teleféricos se conectam ao cume, 395m acima do Rio. No topo, a cidade se desdobra abaixo de você, com o morro do Corcovado e o Cristo Redentor a oeste, e a praia de Copacabana ao sul.

De pé no topo do Corcovado (que significa 'corcunda'), o Cristo Redentor contempla o Rio, uma expressão plácida em seu rosto bem trabalhado. A montanha sobe direto da cidade para 710m, e à noite a estátua de braços abertos de 38m de altura bem iluminada – todas as 1145 toneladas dele – é visível de quase todas as partes da cidade.

Uma magnífica confluência de terra e mar, a longa e recortada praia de Copacabana se estende por cerca de 4 km, com uma enxurrada de atividades ao longo de sua extensão: jogadores de futebol empolgados cantando o hino de seu time; cariocas e turistas fazendo fila para caipirinhas nos quiosques; crianças da favela exibindo suas habilidades no futebol; e vendedores de praia gritando suas mercadorias entre os corpos bronzeados da praia.

Uma longa faixa de areia ensolarada, a Praia de Ipanema é demarcada por postos (postos), que marcam subculturas tão diversas quanto a própria cidade. O Posto 9, logo na Rua Vinícius de Moraes, é para onde migram os corpos mais ágeis e bronzeados do Rio.

Descubra mais destinos e capitais