Os templos e santuários mais impressionantes do Japão

Com uma história que remonta a 30.000 anos, o Japão é um dos países mais fascinantes do planeta. 

A nação insular é o sonho de um viajante. É ultramoderno e profundamente enraizado na tradição. Você encontrará hotéis comandados por robôs, festivais que são celebrados há milhares de anos e algumas das melhores comidas do mundo.

Mas o melhor a fazer no Japão é, sem dúvida, visitar seus templos e santuários, como mostra este belo mapa ilustrado.


Santuário Hokkaido Jingu, Hokkaido

A ilha de Sapporo é frequentemente ignorada pelos viajantes. Mas quem a visita desfruta de uma cultura ao mesmo tempo distintamente japonesa e diferente do resto do país.

Você pode ver isso no Hokkaido Jingu, cuja arquitetura contrasta com a de outros santuários, mantendo-se em sintonia com o estilo nacional.


Templo Seryu-ji, Aomori

Localizado na ponta norte de Honshu – a principal ilha do Japão – Seiryu-ji não é tão famoso quanto outros templos listados aqui. Isso é uma pena, já que abriga a maior escultura de bronze de Buda do país em posição sentada.

Cercada por árvores, a estátua é surpreendente. O complexo também tem um pavilhão alto e um museu de Buda.


Templo Zuigan-ji, Matsushima

Construído com habilidade e paciência, Zuigan-ji é o orgulho do distrito de Miyagi. É conhecida por sua beleza, bem como por abrigar inúmeros Tesouros Nacionais, incluindo artefatos, pinturas, tigelas e livros.

O salão principal também é designado como Tesouro Nacional.


Templo Zenko-ji, Nagano

Embora não seja um templo particularmente famoso no exterior, Zenko-ji é muito importante para os japoneses. O complexo do século VII protege a primeira estátua budista a ser trazida para o Japão.

Infelizmente, você não poderá vê-lo, pois é considerado sagrado demais para ser público. Mas o resto do templo é digno de visita por si só, com grandes portões de madeira, um salão principal que é um tesouro nacional e um sino do templo que apareceu nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1998.


Templo Senso-ji, Tóquio

Tóquio é uma das cidades mais futuristas que você pode visitar. Mas também abriga Senso-ji, o templo mais antigo do país.

Construído em 645 dC, é dedicado à deusa japonesa da misericórdia, Kannon. Embora relativamente pequeno, seu contraste com a extensa cidade que o cerca faz deste templo um destaque da capital.


Templo Sanbutsu-ji, Misasa

O pouco conhecido Sanbutsu-ji é um destino para os verdadeiros entusiastas do templo. Localizado no bairro de Tottori, o complexo demanda algum esforço de quem deseja visitá-lo.

Aqueles que cumprem são recompensados com a experiência única de testemunhar os salões do templo esculpidos na lateral do Monte Mitoku.


Santuário Fushimi Inari, Kyoto

Famosa em todo o mundo por sua série de portões Torii vermelhos, Fushimi Inari Taisha é um dos destinos mais importantes do Japão. Mas os portões são apenas uma pequena parte deste grande e impressionante santuário localizado no Monte Inari.

Uma peregrinação ao topo levará você a pequenos santuários e estátuas e o recompensará com vistas deslumbrantes de Kyoto. Como um dos destinos de templos mais importantes do Japão, Kyoto oferece vários outros templos que você deve visitar, incluindo o templo Kiyomizu-dera e o templo Kinkaku-ji.


Templo Todai-ji, Nara

Nara é outra das cidades-templo do Japão, com vários locais de culto espalhados por suas fronteiras. Mas se você tiver que escolher apenas um lugar para ver, faça-o Todai-ji.

O templo tem inúmeras reivindicações à fama. Por um lado, é o maior edifício de madeira do mundo. É também o lar de uma gigantesca estátua de Buda.

Finalmente, as pessoas adoram visitar e confraternizar com a manada de veados domesticados que circulam livremente pelo complexo.


Santuário Itsukushima Ryujin, Hiroshima

Hiroshima é uma das duas cidades devastadas pela brutalidade da guerra nuclear. Enquanto grande parte da cidade foi arrasada, o santuário Itsukushima Ryujin foi praticamente poupado.

Sua característica mais famosa é um portão Torii construído para apaziguar os espíritos da Ilha de Itsukushima. Na maré alta, o portão fica parcialmente submerso na água, dando-lhe a aparência de erguer-se do próprio lago.


Santuário Kushida, Fukuoka

O santuário de Kushida é o centro do festival Kakata Gion Yamakasa, que é celebrado há mais de 770 anos. Intrincados carros alegóricos se movem pela cidade ao som de tambores taiko. Mesmo se você não visitar durante as duas primeiras semanas de julho, poderá ver a coleção permanente de carros alegóricos do templo.

Não deixe de visitar também a Kushida-no-Ginan, uma árvore de 1.000 anos, e o poço Reisen Tsuru. Diz-se que três bebidas dele trazem vida-longa a você e sua família.